Pausa na Viagem: [TAG] 12 livros para 2015
Image Map

[TAG] 12 livros para 2015

Olá, gente! Estou aqui para apresentar a vocês a primeira TAG do blog: 12 livros para 2015. A brincadeira já está bombando em canais literários no YouTube e decidi não ficar de fora.

Mas, afinal, sobre o que é essa tal TAG? Bom, como o próprio nome sugere, consiste em escolher 12 livros que vão entrar para a meta de leitura do ano que vem. No meu caso, escolhi títulos que já tenho, mas ainda não consegui ler. rs' Quero muito tirar esse atraso em 2015, e por isso decidi listá-los aqui! Tem nacional, internacional, clássico, fantasia, série, e-book... vamos a eles:

1) "O RETORNO A DEL" (Emily Rodda)



Se hoje posso dizer que sou um cara apaixonado por literatura, devo muito à saga de fantasia Deltora Quest, criada por Jennifer Rowe (a.k.a Emily Rodda). Apesar de ser voltada a um público mais infanto-juvenil, a série é meu xodó, sendo que este oitavo volume - O Retorno a Del - encerra a primeira parte da aventura de Lief, Barda e Jasmine pelo reino de Deltora. Ao todo, Deltora Quest tem 15 "episódios" divididos em três narrativas distintas.

Embora não tenha feito muito sucesso no Brasil, a série foi um best-seller internacional e ganhou uma adaptação para a TV em formato anime.

2) "CONFISSÕES DE UM JOVEM ROMANCISTA" (Umberto Eco)




Não sei muito a respeito deste livro, mas o suficiente para despertar minha curiosidade. Ganhei no meu aniversário este ano e o mantive protegido no plástico, mas não pretendo demorar muito para iniciar a leitura. Umberto Eco é um ícone da literatura mundial - autor de romances como O Nome da Rosa, O Pêndulo de Foucault e O Cemitério de Praga - e, nesta não-ficção, revela detalhes acerca da própria produção literária.
Eu, como escritor, não poderia estar mais animado para ler! \o/


3) "O SOBRINHO DO MAGO" (C. S. Lewis)


As Crônicas de Nárnia, do autor C. S. Lewis, são um clássico da literatura fantástica e já renderam adaptações bem-sucedidas para o cinema. O primeiro volume, O Sobrinho do Mago, está nesta lista como representante da série, e eu tenho muita vontade de ler pelo menos as primeiras crônicas ainda em 2015.

Obs.: Apesar de O Sobrinho do Mago ser considerado o início da saga, o primeiro filme foi baseado no segundo volume, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.


4) "E NÃO SOBROU NENHUM" (Agatha Christie)



Publicado anteriormente como O Caso dos Dez Negrinhos, este é um trabalho de ninguém menos que a Dama do Crime, Agatha Christie. Até o momento, só tive uma experiência com a autora, quando li Os Cinco Porquinhos, e apesar de nem de longe ser um livro ruim, ele não me empolgou a ponto de correr para outras obras de Christie. Em 2015, pretendo tirar esse atraso.
 
Além da mudança de título, não sei muita coisa a respeito deste livro, em específico. O que é ótimo, porque contribui para criar a atmosfera de mistério.

5) "GAROTA REPLAY" (Tammy Luciano)
 
 
 

Primeiro nacional da lista! Inspirado pela vitoriosa carreira literária de Tammy Luciano, uma das autoras brasileiras mais promissoras da atualidade, decidi adquirir os dois livros que ela lançou pela Novo Conceito até o momento. Um deles é Garota Replay, romance teen protagonizado por Thizi, uma jovem carioca que, em meio a eventos desastrosos e turbulentos, depara-se com um grande mistério: quem seria a garota que ela encontrou certa vez na balada, cujos traços físicos são exatamente iguais aos seus?
 
Além de talentosa e incrivelmente profissional, Tammy Luciano é uma pessoa querida e super do bem. Tive a honra de conhecê-la na Bienal de São Paulo, e não vejo a hora de conferir seu trabalho!
 
6) "O SIGNO DOS QUATRO" (Arthur Conan Doyle)

 
Mais um clássico da literatura policial, desta vez escrito por Arthur Conan Doyle e estrelando Sherlock Holmes, o detetive mais famoso de todos os tempos. Tenho este livro há tanto tempo que chega a ser embaraçoso dizer que ainda não li. Quer dizer, lembro que comecei a ler alguns anos atrás, mas por algum motivo acabei abandonando.
 
Desta vez, Mr. Holmes, eu irei até o fim. Me aguarde!

7) "HALO" (Alexandra Adornetto)



Eu sempre, S-E-M-P-R-E, desejei este livro, antes mesmo dessa "febre angelical" na literatura começar. Halo, de Alexandra Adornetto, está aqui representando a trilogia homônima, cujos demais volumes se chamam Hades e Heaven. Ganhei a trilogia completa no Natal de 2013 e - adivinhem só - ainda não li.
 
Halo, Hades e Heaven, preparem-se, porque em 2015 irei usá-los! (Espero.)

8) "2.0 - O CHIP" (Jeferson Rodrigo)

 
 
Este e-book foi uma cortesia do próprio autor, Jeferson Rodrigo. 2.0 - O Chip é o primeiro livro de uma trilogia (?) de ficção científica, da qual apenas dois volumes foram lançados até o momento. A trama parece ser bem interessante, mas, como não estou acostumado ao formato digital, acabei procrastinando a leitura.
 
Não vejo a hora de ler este livro e adquirir a sequência, 2.0 - O Clone.
 

9) "O MELHOR DE MIM" (Nicholas Sparks)

 
Minha relação com Nicholas Sparks é, como diria o pensador contemporâneo Cristiano Araújo, "um caso indefinido". Li Querido John e amei. Algum tempo depois, li A Última Música e senti um balde de água gelada despencar sobre mim. Agora, com O Melhor de Mim, simplesmente não sei o que esperar.
 
Comprei o livro numa promoção da Submarino antes mesmo da adaptação cinematográfica e, apesar de um spoiler recebido de maneira indesejada, ainda quero lê-lo e (talvez) decidir se gosto ou não de Sparks.



10) "O LOBO DO MAR" (Jack London)



Quando ganhei este clássico de Jack London, eu ainda era jovem e imaturo demais para compreender toda a complexidade da obra. Por isso, acabei desistindo. Depois de tantos anos, imagino que seja a chance de ler O Lobo do Mar com um olhar diferente, com menos "medo" e mais profundidade.
 
Vamos cruzar os dedos, porque não pretendo deixar essa leitura passar de 2015!
 

11) "QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?" (Spencer Johnson)

 
 
Mais um da série "tenho há milênios, mas ainda não li". Pelo pouco que lembro, é um livro curto e de linguagem simples. Então, por que cargas d'água eu não terminei de ler Quem Mexeu No Meu Queijo? Talvez tenha sido um pouco pelo gênero (desenvolvimento pessoal), que não curto muito. Mas, com certeza, o fato de o livro ter desaparecido em um buraco negro por anos e anos até finalmente reaparecer foi a principal causa da procrastinação.
 
Portanto, o best-seller de Spencer Johnson vai ganhar uma segunda chance ano que vem.
 


12) "ENCANTO" (Tricia Rayburn)


Encanto é o segundo livro da trilogia Sereia, de Tricia Rayburn. Depois de me surpreender com o primeiro livro, aguardei ansiosamente pela oportunidade de adquirir a sequência, que acabou sendo um dos itens comprados na Bienal de São Paulo este ano. Mas, pelo fato de ainda ter uma enorme pilha de livros não lidos, eu infelizmente não consegui dar sequência à saga de Vanessa Sands. De 2015, com toda certeza, não passará!


Então, queridos, se vocês tiveram a paciência de ler até aqui, comentem: quais são os seus 12 livros para 2015?






 

5 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Adorei a TAG! Ainda não tenho uma lista específica de livros que quero ler em 2015, dentre os taaantos que tenho anotados para ler, mas tenho certeza de que 2015 será um ano de grandes leituras :) sobre Agatha Christie, te aconselho a ler Assassinato no Expresso do Oriente, você ficará simplesmente apaixonado <3 beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, com certeza lerei TUDO da Agatha. kkk' Que 2015 seja, de fato, um ano de grandes leituras. Beijo, Aliscia!

      Excluir
  2. Gostei muito da tag. Ainda não listei quais livro farão parte da minha meta para 2015, mas acho que vou construí-la ao longo dessa tag... espero rs.
    Eu já lí "E não sobrou nenhum" da Agatha Christie e é um dos livros preferidos, talvez porque eu goste muito do gênero. Eu lí como o caso dos 10 negrinhos que foi alterado por causa de questões raciais, enfim... Espero que vc goste. Vou te acompanhar pra ver a resenha hehe Bjs
    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gleyse! :D Também adoro o gênero policial, vamos ver o que acontece. rs' Segui seu blog. ;)

      Excluir
  3. Olá
    TAG legal mas não curto fazer listas e previsões, sempre penso que isso me manteria preso e acho que dificultaria mais ainda a leitura de alguns livros atrasados.
    Abraço

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/2014/12/resenha-quissama-book-tour.html

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *